Quais os juízes mais famosos do Brasil?

Spread the love

O que é ser famoso? O que significa constar da lista dos juízes mais famosos do Brasil? Famosos por quais motivos?

Sempre que ouvimos que alguém é famoso, de imediato relacionamos esta fama a algo positivo e relevante!

Entretanto, esquecemos que existem os “mais famosos assassinos em série do mundo”! Os “mais famosos ladrões de banco do mundo”!

Percebem, que não é possível entender a expressão “famoso” como algo intrinsecamente positivo e eticamente aceitável?

É disto que trataremos neste artigo, fazendo uma breve lista dos juízes mais famosos do Brasil, em relação às suas condutas e imagem produzida. Continuem conosco!

Juízes mais famosos do Brasil – Por condutas corretas
Para ministro, o Judiciário deve se esforçar para dar resposta célere à sociedade

Felizmente, tanto para o ordenamento jurídico brasileiro quanto para o povo e a própria justiça, nós, ainda podemos listar os juízes mais famosos do Brasil, por suas condutas ilibadas.

  1. O Senhor da foto, o ex-Juiz Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, é, para todo o país, um grande exemplo de integridade e intolerância contra a corrupção, e ficou famoso ao julgar o mensalão, mandando prender diversos nomes da política nacional.
  2. Sérgio Moro! Sem a menor sombra de dúvidas, um dos juízes mais famosos do Brasil, na atualidade. Responsável direto pela Operação Lava-jato, que já condenou mais de 160 políticos e recuperou mais de 4 bilhões de reais roubados do erário público ou fruto de negócios escusos praticados por políticos, empresários, lobistas, funcionários públicos, doleiros e muitos outros.
  3. Odilon de Oliveira, aposentado desde outubro deste ano, o Juiz Titular da 3ª Vara Federal Especializada em Crimes de Lavagem de Dinheiro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é responsável pela condenação de centenas de traficantes, contrabandistas e por confiscar seus bens e dinheiro. Foi o juiz brasileiro mais ameaçado do país, tanto que tem escolta de 10 agentes federais e um posto policial em sua própria casa.
Juízes mais famosos do Brasil – Por condutas reprováveis

E, agora, vamos à relação de três tristes representantes da magistratura brasileira:

  1. Nicolau dos Santos Neto, o conhecido Juiz Lalau (ladrão)! Ex-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), foi condenado a 42 anos de prisão e ficou detido por 14 anos, a partir de 2000.
  2. Flávio Roberto de Souza, aquele que ficou conhecido por ser flagrado passeando com um Porsche do milionário preso, Eike Batista, foi sentenciadoà perda do cargo e da aposentadoria.
  3. Abrahão Lincoln Sauáia, preso por omissão, negligência e julgamento tendencioso, está afastado, mas, ainda recebe aposentadoria.

Muitos outros poderiam aumentar nossa lista pelos mais diversos crimes, inclusive por Abuso sexual contra adolescentes nas dependências do Tribunal em que atuava: Juiz Antônio Carlos Branquinho, da Vara do Trabalho em Tefé/AM.

Enfim, infelizmente poderíamos citar muitos outros péssimos exemplos de conduta profissional, que poderiam ser listados nos juízes mais famosos do Brasil por suas condutas reprováveis!

Mas, ainda existem aqueles sobre os quais pairam suspeitas e desconfianças, principalmente pela forma arrogante e prepotente de guiarem seus julgamentos.

Juízes mais famosos do Brasil – Por condutas polêmicas

Este é um tema que está sendo discutido bastante nos últimos meses. Tem sido de forma tão agigantada, que ficaremos em apenas um nome.

Sem dúvidas, o juiz que, atualmente, vem sendo alvo das mais variadas críticas exerce suas funções no Supremo Tribunal Federal, como veremos agora:

President of the Superior Electoral Court Gilmar Mendes smiles during a session where Brazil’s electoral court will take up a 2014 case that could unseat President Michel Temer, in Brasilia, Brazil June 9, 2017. REUTERS/Ueslei Marcelino
  1. Gilmar Mendes – Ministro do STF – Supremo Tribunal Federal e Presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar mendes é, talvez, o principal personagem das maiores e mais recentes polêmicas da justiça nacional, principalmente, por “insistir” em dar habeas corpus a presos, influentes, encarcerados diversas vezes. É, atualmente, a figura considerada mais abjeta em toda a história jurídica brasileira.

Em uma de suas declarações mais polêmicas, o juiz mais famoso do Brasil em relação às polêmicas, Gilmar Mendes, disse que está havendo excessos por parte do Ministério Público.

Disse o juiz: “é importante avaliar soluções que minimizem quadros de abuso de poder e de autoridade nas investigações feitas pelo Ministério Público”.

Pena que a lista dos juízes mais famosos do Brasil não possa ser feita, unicamente, pelos maiores quadros de nossa justiça! Mas, também aprendemos com os erros, e nossa esperança é que os homens de bem não se calem, para que possamos nos orgulhar de nossas leis e magistrados!